Eu estou aqui:   Início >> O JOGO >> O JOGO EM MOVIMENTO >> ENCONTROS >> O Encontro Nacional "O Jogo das Raparigas 2013" foi ...

O Encontro Nacional "O Jogo das Raparigas 2013" foi ...

Quarta, 03 Julho 2013

Cartaz_Dia_30

 

30 de Junho de 2013... Domingo...

Previsão de temperaturas a rondar os 36 graus centígrados...

O que fazer num dia destes? Jogar à bola, pois claro!

Ou pelo menos assim pensaram cerca de 500 jogadoras!

Logo pelas 8h da manhã, o staff da organização do Encontro Nacional do Jogo das Raparigas 2013 já estava no Estádio 1º de Maio/INATEL a tratar dos últimosIMG_9740 preparativos para receber as 500 jogadoras, os cerca de 50 responsáveis de equipas e o grupo de 40 voluntárias e voluntários.

Bem cedo começaram a chegar as primeiras equipas, e acreditem...o calor já se fazia sentir. Enquanto a azáfama começava na zona da acreditação das equipas, os responsáveis pelos campos e actividades lúdicas dirigiam-se aos seus postos para dar início a esta grande festa.

Com alguns minutos de atraso, e já com o recinto repleto de equipas, eis que a nossa incansável dupla de speakers de serviço dá o sinal de partida..."Bem-vindos ao Encontro Nacional do Jogo das Raparigas 2013! Que comecem os jogos!".

IMG_0202

 

A partir daqui, qualquer descrição será insuficiente para passar o que foi vivido naquele dia. Apesar da mudança de local do Encontro (saiu do Jamor para se instalar no Estádio 1º de Maio), o que resultou numa redução do número de campos disponíveis, a verdade é que batemos o recorde de equipas e de intervenientes presentes. O calor que dificultou (e muito) o trabalho das jogadoras dentro de campo, só nos faz destacar ainda mais o empenho com que as equipas disputaram cada jogo, foram de facto exemplares. Sprints sob um sol escaldante, golos de fazer levantar o público nas bancadas, defesas "impossíveis", nada faltou. E o mais importante...sorrisos. Sorrisos constantes na cara das jogadoras e um clima de fair-play assinalável entre as equipas.

 

Nos momentos de pausa, as actividades lúdicas fizeram sucesso com as jogadoras aIMG_9806 mostrarem dotes artísticos no campo da música, do desenho e da mimica...muitas gargalhadas nas redondezas destas actividades. Os tradicionais jogos de futvolei e concurso de toques não faltaram e serviram para demonstrações de pura classe por parte das jogadoras mais habilidosas. Equipa que é equipa, não duvida da sua união, e foi isso que cada uma pôde demonstrar nas actividades de team building pondo à prova o seu nível de cooperação e resolução de problemas. E porque ninguém resiste a um bom desafio, a extensa fila na actividade de slackline dizia muito acerca da coragem das participantes!

IMG_9734

 

Ao falarmos destas actividades temos de fazer referência aos voluntários que as dinamizaram e que foram incansáveis na tentativa de proporcionar bons momentos às participantes, a eles, o nosso obrigado! A eles...e claro...à nossa Dama du Fight. Presente nas três edições do Encontro do Jogo das Raparigas que tiveram lugar em Lisboa, a Carol já faz parte da mobília e justiça lhe seja feita: será que podia haver um Encontro sem a Carol? Podia, mas não era certamente a mesma coisa.

 

IMG_9854

 

Nem sem ela, nem sem o olhar único dafotógrafa Nadine Pires, incansável de máquina em riste a disparar em todas as direcções sem deixar escapar nada.

Falando em pessoas famosas, ilustres não faltaram. Nuno Cristovão orientou um dos campos
do evento e apesar do excelente desempenho, esperemos que não tenha ficado com o bichinho da organização e que continue a brilhar muitos mais anos no banco de equipas femininas. Sandra Costa veio do Porto para entregar os prémios da Gala FutFemPT perante esta plateia especial de 500 jogadoras.

 

 

 

IMG_0094IMG_0605IMG_0611

DSC00396Um agradecimento especial à Sandra por nos ter honrado com a sua presença e por nos ter distinguido, a nós "Jogo das Raparigas" com um diploma. Steven Vitória, jogador do Sport Lisboa e Benfica, apadrinhou presencialmente a equipa de mini-craques Academia Box to Box. Paula Cristina e Carla Couto, também fizeram parte deste dia, a primeira como jogadora de uma equipa e a segunda ao participar no jogo de inter-gerações ao final do dia. E que dizer deste inter-gerações?

IMG_0414Ver raparigas de 9 anos a festejar golos com mulheres de 49 anos, é sem dúvida uma imagem a que ninguém fica indiferente. O sorriso quando a bola toca o fundo das redes é o mesmo. E a partilha é total. Ambas marcaram presença também no campo de actividades das mini-craques, para com elas partilharem o seu enorme talento através de jogos lúdicos e brincadeira com a bola, fazendo assim a delicia das mais novas.

IMG_0618

 

No final, José Carlos Castanheira em representação da Associação de Futebol de Lisboa e Isabel Costa, Diretora do Departamento de Desporto da Câmara Municipal do Seixal, estiveram presentes na estrega de prémios à jogadora mais jovem, à menos jovem, à vencedora do concurso de toques, e à equipa mais dinâmica na participação nas actividades lúdicas. Prémios entregues. Hora de arrumar. E de dizer adeus. E de sermos imediatamente corrigidas: "Adeus? Adeus não! Até já que para o ano tem de haver mais."

Perante uma resposta destas, o cansaço fica de lado por alguns momentos. Elas gostaram. Nós também.

Fotos: Clique Aqui!

Adoramos terminar o dia com a certeza que O Jogo das Raparigas é de todas.

 

Veja o vídeo da reportagem da Bola TV



rssfeed
Email Drucken Favoriten Twitter Facebook blogger google Yahoo
Não te cales!Não te cales! Exige a igualdade de prémios no Desporto! Clica para denunciar >>