Eu estou aqui:   Início >> APMD >> QUEM SOMOS
Facebook Image

CLICA PARA VESTIR A CAMISOLA!

CLICA PARA VESTIR A CAMISOLA!

News Feed

QUEM SOMOS

A Associação Portuguesa Mulher e Desporto (APMD) é uma organização de direitos de mulheres, de âmbito nacional, constituída em 1998.

A APMD tem como fins promover a igualdade e a participação das mulheres no desporto a todos os níveis, funções e esferas de competência.

A nossa acção inspira-se nos princípios de igualdade e não discriminação consagrados na Constituição da República Portuguesa, e em todas as convenções e recomendações internacionais sobre esta temática, nomeadamente a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres a Declaração e na Plataforma de Acção de Pequim e a Declaração de Brighton sobre Mulheres e Desporto.

 

A intervenção da APMD em favor da igualdade entre mulheres e homens no desporto desenvolve-se em vários campos de acção, através de tomadas de posição públicas e de denúncias de situações de discriminação mas também na implementação de projectos e na edição de publicações.

 

De quatro em quatro anos, a Associação Portuguesa Mulheres e Desporto organiza um Congresso Internacional com o objectivo de promover uma discussão alargada sobre as questões da participação das raparigas e mulheres no desporto e dar a conhecer as principais linhas e resultados da investigação nesta área, nacionais ou internacionais.


Em 1999, o I Congresso Internacional da APMD realizou-se sob o lema Mulheres no Desporto: sem limites, sem barreiras. No final os trabalhos foi aprovada a Declaração de Lisboa sobre Mulheres e Desporto.


Em 2003, o II Congresso Internacional Mulheres e Desporto: agir para a mudança realizou-se no Porto, na Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, nos dias 5, 6 e 7 de Novembro. As/os participantes discutiram as causas que originam as atitudes sexistas no desporto e apontaram soluções que permitem preveni-las e ultrapassá-las, algumas das quais integram a Declaração do Porto sobre Mulheres e Desporto.

 

O 3º Congresso Internacional Mulheres e Desporto teve lugar em Lisboa, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2008. As/os participantes aprovaram a Posição Pública sobre a Igualdade no Desporto.

 

A APMD está representada no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

 

A APMD é ainda o contacto preferencial em Portugal das seguintes organizações internacionais Mulheres e Desporto:

Women Sport International

European Women and Sport

International Association of Physical Education for Girls and Women

International Working Group – Groupe Internacional de Travail


Não te cales!Não te cales! Exige a igualdade de prémios no Desporto! Clica para denunciar >>