Eu estou aqui:   Início >> EM DESTAQUE >> SOBRE O JOGO >> Um Olhar sobre a Festa do Futebol no Feminino - Jamor 14 de Maio 2011 - Crónica, Fotos e Vídeo

Um Olhar sobre a Festa do Futebol no Feminino - Jamor 14 de Maio 2011 - Crónica, Fotos e Vídeo

Sábado, 21 Maio 2011

No dia 14 de Maio de 2011, o Jamor foi palco de uma grande festa para as raparigas que gostam de jogar futebol e futsal.

Aproveitando a final da Taça entre a SU 1º de Dezembro e o Clube Futebol Benfica, a FPF, com o apoio financeiro da UEFA, em colaboração com o Desporto Escolar e algumas (poucas) Associações de Futebol, promoveu a Festa do Futebol no Feminino.

2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_060Mais de 500 jovens participaram no evento que decorreu no Complexo Desportivo do Jamor. Cerca de 40 equipas femininas de clubes e escolas participaram em 108 encontros que foram disputados nos relvados adjacentes ao Estádio Nacional, com as festividades a terminarem uma hora antes da final da Taça. As jovens jogadoras almoçaram no complexo desportivo e, a seguir, assistiram ao encontro, dando-lhe um colorido e ambiente especiais.

2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_157Mónica Jorge, a seleccionadora nacional, bem como todo o staff técnico da Federação, marcaram uma agradável presença, sempre solícitos e com um sorriso no rosto contagiados pelo sucesso da iniciativa e pela felicidade das jovens que, tal como a equipa do jogo das raparigas defende, querem jogar à bola assim tenham os apoios e condições para tal.

 

2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_077Carlos Godinho, director da FPF, publicou no seu blogue Todos Somos Portugal, uma carta que a Prof.ª da Escola Secundária Alves Redol, Vila Franca de Xira, Susana Ferreira, ex-jogadora de Futsal e Campeã Nacional pelo Del Negro, fez chegar à FPF:

"Bom Dia! Sou professora da Escola Sec. Alves Redol - VFXira.

Venho desta forma dar-vos os parabéns pela organização do evento de ontem.

2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_251Toda a organização desde o transporte (sem o qual não nos era possivel de todo participar), à organização dos jogos, balneários de apoio, alimentação (que recebeu o seguinte comentário das minhas alunas, que com satisfação foram perguntando: -"Tanta comida!?", "Mais comida!?") e a festa final da Taça, que possibilitou a "caça" ao autógrafo e à foto (-"eu quero uma foto com a taça!", -"Olha ali! uma jogadora! Vou pedir um autógrafo!" e "Um dia... eu ainda vou jogar nesta Final!".

Foi um dia muito bem passado, e como dizia uma aluna minha: - "Foi o melhor dia da minha vida!"

Faço apenas uma proposta, que para o próximo ano divulguem a actividade junto dos núcleos de futsal feminino do Desporto Escolar.

Mais uma vez parabéns, e até para o ano!2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_480Susana Ferreira"

A Profª Susana é uma entusiasta e adora o que faz. O que é certo é que Vila Franca de Xira não tem oferta desportiva para as raparigas que querem jogar futebol ou futsal. Esta é uma questão debatida pelas raparigas nos diversos Encontros Locais que a equipa do jogo das Raparigas já promoveu em todo o país. O Desporto Escolar e a ligação aos Clubes aumentando a prática e a oferta desportiva.

2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_232

 

A FPF, nas palavras de Carlos Godinho, parece atenta a esta situação:

"Estamos a tentar implementar um programa ao nível do desporto escolar, dedicado em exclusivo ao futebol feminino," afirmou. "A nossa prioridade é apoiar os clubes. É isto que a FPF tem feito nos últimos dois anos, que é apoiar as viagens das equipas que disputam o campeonato nacional e também criar as divisões secundárias. Acima de tudo, investir em novas áreas, como o desporto escolar. É aqui que as raparigas começam a jogar e a descobrir o futebol."2011-05-14_Festa_Futebol_Taa_Portugal_Feminino_507

 

"A nossa intenção é tentar criar e desenvolver a competição interna no desporto escolar," acrescentou. "É um projecto ambicioso, para o qual precisamos da cooperação das associações regionais de futebol e das edilidades. Tudo isto é, para mim, fundamental para aumentar a base de recrutamento e aproximarmo-nos das maiores potências europeias do futebol feminino europeu."

Esta ideia parece consensual. As raparigas que querem jogar estão na escola… resta saber como é que vai ser o futuro do Desporto Escolar, e como se irão criar condições e apoios para que elas possam praticar a modalidade que mais gostam.

 

 Vídeo

 

Fotos da Festa no Facebook

Clique AQUI!

 

Lista de Participantes:

1 CS Marítimo

2 ACR Maceirinha

3 ES José Macedo Fragateiro

4 Esc. Rumo ao Futuro

5 A-dos-Francos/Bombarralense

6 Ag. Esc. Carrazeda de Ansiães

7 Esc. Alves Redol

8 Agrp. Esc. Vila Nova Poiares

9 EB 2/3 S Alpendorada

10 Quinta dos Lombos

11 Centro Estudos Fátima

12 Esc. Dr Serafim Leite

13 Esc. D.João I

14 Esc. Marquesa Alorna/Fazendas Almeirim

15 Esc. Abade de Baçal

16 Esc. Sec Manuel da Fonseca 1

17 Futebol Feminino Leiria

18 Esc. Ferreira Lapa

19 Vilaverdense FC

20 GD Peso

21 Guarda Unida 1

22 Esc. Sec Manuel da Fonseca 2

23 Instituto D.João V

24 Guarda Unida 2

25 SU 1º Dezembro

26 Barbus Futsal

27 Instituto Nun'Alvres

28 Esc. Prof. Armando Lucena

29 Esc. EB 1 Amareleja

30 SC Salgueiros 08

31 Esc. Sec. Ramada

32 Esc. Sec. André de Gouveia

33 Estrelinhas 1

34 Esc. Sec. D.Dinis

35 Escola FC

36 Estrelinhas 2

 


rssfeed
Email Drucken Favoriten Twitter Facebook blogger google Yahoo
Não te cales!Não te cales! Exige a igualdade de prémios no Desporto! Clica para denunciar >>